Passos

domingo, 26 de outubro de 2008


São pequenas capelas construídas nos séculos XVIII e XIX. Têm utilização durante a Semana Santa, quando são abertas para reviverem os passos da Paixão de Cristo. A cerimônia é acompanhada por orações e cantos religiosos. Ouro Preto possui vários passos, destacaremos alguns.


Passo do Pretório (ou Antônio Dias): localizado na parte baixa da rua Cláudio Manuel. Do local se tem uma bela imagem da igreja de Santa Efigênia e do casario do bairro Antônio Dias. Em frente está o belo chafariz do Antônio Dias.

Passo da Coroação: espremido entre o casario da fervilhante rua São José, próximo ao local onde se encontrava a casa do alferes Tiradentes.

Passo Ponte Seca: o conjunto cênico do qual faz parte é muito belo. Fica próximo à ponte cujo riacho foi canalizado, daí seu nome. Em frente a ele está a casa onde provávelmente morou a amante de Tiradentes.

Passo da Flagelação: localizado no início da rua Getúlio Vargas.

1 comentários:

Marcos Oliveira disse...

Boa noite. Há uma pequena capela assim que se atravessa uma pequena ponte depois da Igreja do Pe. Faria, na Rua de Santa Rita. Qual o nome desta capela? Quero aproveitar a oportunidade para dizer que me "senti em casa" em Ouro Preto, parece Olinda-PE e Paraty-RJ...

www.flickr.com

  © Ouro Preto - Cidade Museu |Design by Emporium Digital