Pico do Itacolomy

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O Pico do Itacolomi é possível de ser avistado de diversos pontos de Ouro Preto. Seu cume encontra-se dentro dos limites do Parque Estadual Itacolomi. Trata-se de um importante marco na história da descoberta do ouro nas Minas Gerais. No século 17, o pico era utilizado como referência por viajantes e desbravadores que buscavam riquezas na região.



Antes da chegada dos bandeirantes, já se ouvia falar de uma região onde uma vez fora encontrado ouro nas proximidades da montanha pontuda. A caminhada até o pico é relativamente fácil, não descartando a necessidade de um preparo físico precedente. Em um ritmo moderado pode-se alcançar seu cume em torno de 3 horas e meia. O percurso é bastante agradável, devido às belas paisagens existentes no parque. O camping é autorizado no parque, porém não há infra-estrutura para o mesmo. Os visitantes utilizam-se de riachos encontrados na região para a higienização. Caso resolva pernoitar no pico recomenda-se que não o faça desacompanhado ou com um grupo pequeno, pois já foram constatados alguns assaltos no local.



O pico possui 1722 metros de altitude, seu nome tem origem em uma palavra indígena que significa pedra menino (ita = pedra, columi= menino ).

0 comentários:

www.flickr.com

  © Ouro Preto - Cidade Museu |Design by Emporium Digital